Os melhores filmes de Irma Álvarez

Irma Álvarez

Irma Álvarez

22/11/1933- 08/01/2007
Se você adora cinema, irá compartilhar esta classificação dos melhores filmes de Irma Álvarez, embora possa ter ordenado de forma diferente. De qualquer forma, esperamos que você goste e descubra um filme que ainda não conhece Irma Álvarez.
Gênero:
Ano:

Terra em Transe

Terra em Transe
7,3/10
  • Gênero: DramaThriller
  • Premiere: 08/05/1967
  • Personagem: Mulher na orgia
O jornalista e poeta Paulo Martins oscila entre diversas forças políticas que lutam pelo poder no fictício país de Eldorado: D. Porfírio Diaz, um líder de direita e político de tradição, D. Felipe Vieira, governador da Província de Alecrim, líder populista e demagógico, e D. Julio Fuentes, poderoso empresário dono de um império de comunicação. Numa conversa com a militante Sara, Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira possui tais atributos. Eldorado encontra-se entre o golpe de estado e o populismo, entre a crise e a transformação. E Paulo, dividido entre a poesia e a política, agoniza sem conseguir solucionar as incoerências de Eldorado e as suas próprias contradições.

Todas as Mulheres do Mundo

Todas as Mulheres do Mundo
7,6/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 02/02/1966
  • Personagem: Rita, garota argentina
Paulo (Paulo José) vive o dilema entre a vida de solteiro e o casamento. Edu, celibatário que não acredita no amor, encontra Paulo, um velho amigo. Paulo narra então sua vida com Maria Alice, desde quando a conheceu numa festa até as brigas, separações e constantes reconciliações. Por ela, enfim, Paulo havia abandonado todas as outras mulheres. (Cinemateca Brasileira)

Cinema Novo

Cinema Novo
7,6/10
Documentário alemão para a TV sobre o movimento "Cinema Novo". O diretor Joaquim Pedro de Andrade concentra-se em seis cineastas do Cinema Novo que trabalham no Rio em 1967.

Engraçadinha Depois dos Trinta

Engraçadinha Depois dos Trinta
7/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 24/05/1966
  • Personagem: Engraçadinha
No centro do Rio de Janeiro, a adolescente Silene é abordada pelo Dr. Odorico Quintela, que pede informações sobre a mãe dela, Engraçadinha. Eles vão de taxi até a casa de Silene, e Quintela conversa e janta com Engraçadinha e seu marido Zózimo. Quintela tenta seduzir Engraçadinha com presentes e promessas de melhoria de vida. Enquanto isso, Leleco, namorado de Silene, convida a moça para uma noite de amor no apartamento arranjado por seus amigos, com a condição de que eles "participassem da festa" com a Silene. Leleco acaba se metendo em confusão com a polícia, e o Dr. Quintela é chamado para defender o rapaz. Neste meio tempo, Engraçadinha tem um encontro com um homem que lhe oferece carona em um dia de chuva.

Aguenta, Coração

Aguenta, Coração
5,4/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 25/05/1984

É Simonal

É Simonal
7,7/10
Fã do cantor Wilson Simonal viaja para o Rio de Janeiro esperando encontrar seu ídolo. Passando-se por jornalista, a moça consegue se aproximar do astro durante um ensaio. Insólita comédia musical embalada pelo sucesso de Simonal nos anos 1970, reúne imagens antológicas do artista em shows na boate Sucata e no Maracanãzinho. (Baseado em Programadora Brasil/5)

O Viajante

O Viajante
6,7/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 01/11/1998

Pra Frente, Brasil

Pra Frente, Brasil
7,3/10
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".

Os Dois Ladrões

Os Dois Ladrões
7,7/10
O sofisticado ladrão Mão Leve e seu parceiro simplório Jonjoca tomam dos ricos para dar aos pobres. Sua nova missão é levantar fundos para que o irmão de Mão Leve possa ter uma lua de mel. Mas é preciso ter grande cuidado para que o irmão honesto não descubra a origem do dinheiro.

Pra Quem Fica, Tchau

Pra Quem Fica, Tchau
6/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 21/01/1971

Caingangue - A Pontaria do Diabo

Caingangue - A Pontaria do Diabo
6,8/10
  • Gênero: Faroeste
  • Premiere: 02/01/1973

Blablablá

Blablablá
7,1/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 02/01/1968
O sentido do poder e da palavra em crise situam o homem que os manipula numa idêntica crise pessoal, humana. A farsa do discurso de intenção humanista é total e absoluta. Um ditador num momento de uma grave crise nacional, institucional, confrontando na cidade e no campo por revoltas e guerrilha, na busca de uma paz ilusória, faz um longo pronunciamento pela televisão. Mas a realidade impõe-se à sua ficção e o controle da situação escapa-lhe das mãos. Sobra-lhe uma patética confissão antes de ser tirado do ar. (Extraído de Programadora Brasil/5) (Cinemateca Brasileira)

O Homem Nu

O Homem Nu
7,4/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 04/03/1968
No Rio, Sílvio Proença (Paulo José), um professor de música folclórica, após não ter ido para São Paulo onde participaria de uma importante reunião, tem uma noite de aventuras com Marialva (Esmeralda Barros). No dia seguinte ele se vê envolvido em uma situação imprevisível ao ficar totalmente nu do lado de fora do apartamento dela. Desde momento em diante se depara com várias situações coberta de equívocos, quando é perseguido pela polícia como um tarado.

Nordeste Sangrento

Nordeste Sangrento
6,3/10
Um vaqueiro, Zé Piedade, fugindo à miséria do sertão, encontra um grupo de penitentes que açoitam a beata Izabel. Todos se dirigem à cidade de Juazeiro, ao encontro do Padre Cícero. Durante a intervenção pela beata, o cavalo de Zé Piedade foge. Na busca, ele se depara com um bando de cangaceiros, que se incorpora aos crentes na ida à cidade. Uma volante, comandada pelo Tenente Amado, prende e espanca Zé Piedade. Ele consegue fugir, chegando a Juazeiro no momento da festa do Padre Cícero. O Tenente manda o Sargento Alvorada arrasar com a cidade. O Padre Cícero pede pela paz, mas os soldados avançam, sendo repelidos no primeiro ataque.

Porto das Caixas

Porto das Caixas
7,4/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 08/02/1963
Uma mulher, querendo matar o marido que a oprime, procura ajuda de seu amante, de um soldado e de um barbeiro, mas eles se negam ao crime. A cidade do interior onde mora revela a decadência: uma fábrica parada, um convento em ruínas, o barulho de trem, um vazio parque de diversões, uma feira sem entusiasmo, um comício sem força reivindicatória. Disposta a libertar-se do meio, a mulher mata sozinha o marido. (Extraído de RG/Filmografia) (Cinemateca Brasileira)

Ana, a Libertina

Ana, a Libertina
5,3/10
  • Gênero: Crime
  • Premiere: 01/09/1975
"Ana ao saber que seu marido Raul a trai com um amigo comum, João Paulo, passa a ter encontros amorosos com estranhos e conhecidos. Ela é encontrada assassinada em seu apartamento e o delegado Jorge, amigo da família, passa a investigar o crime. É feito um levantamento de sua vida pregressa e de suas relações: Raul, João Paulo, Britta, uma contrabandista, a vizinha que a odiava, o marginal Nove Horas, o porteiro do prédio, clientes eventuais e até o próprio delegado. Todos apresentam álibis mas também motivos para cometer o crime. Os suspeitos começam a se eliminar entre si, até que o porteiro, após ingerir veneno, e às portas da morte, confessa-se culpado pelo crime, cometido por paixão". (Guia de Filmes, 58)

Como Vai, Vai Bem?

Como Vai, Vai Bem?
6,3/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 01/01/1968
Dois fanáticos torcedores do Flamengo se embebedam após derrota do time; um voyeurista espia, de binóculo, a nudez da vizinha; um suburbano mata a esposa por conta de uma galinha; um pai ambicioso ganha dinheiro com a filha que finge ver Nossa Senhora; um casal de namorados procura desesperadamente satisfazer seus desejos sexuais; um padre tenta extorquir mais esmolas de seus paroquianos; um homem casado, para sobreviver, se apresenta como travesti em uma boate; um suburbano se prepara para cantar, como calouro, no Programa do Chacrinha.

Onde A Terra Começa

Onde A Terra Começa
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 01/01/1966
Numa aldeia de pescadores, cresce a animosidade entre pai e filho, quando este passa a desejar a amante daquele. No meio da tensão, morre um colega de trabalho e um outro faz provocações sobre o dilema.

O Sabor do Pecado

O Sabor do Pecado
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 21/12/1966
Paulo Silva chega do interior do Rio de Janeiro e é recebido pelo amigo Sá, bom conhecedor das noites cariocas, que lhe serve de cicerone. E é por intermédio de Sá e de sua amante, Nina, que Paulo conhece Lúcia, iniciando um caso amoroso. No carnaval, Paulo e Lúcia se desentendem. O rapaz descobre a moça com Couto, ex-amante e aquele que desencaminhara Lúcia ainda adolescente. Nina, por seu turno, fôra abandonada por Sá e se liga a Paulo. Sá vive nas boates embriagado. O romance entre Paulo e Nina dura pouco e o rapaz resolve voltar para Lúcia, que sofrera novas desilusões. Tarde demais: a moça, desesperançada, ingerira um dose excessiva de barbitúricos. (Cinemateca Brasileira)

Atores relacionados