Os melhores filmes de Abilio Pereira de Almeida

Abilio Pereira de Almeida

Abilio Pereira de Almeida

26/02/1906- 12/05/1977
Se você adora cinema, irá compartilhar esta classificação dos melhores filmes de Abilio Pereira de Almeida, embora possa ter ordenado de forma diferente. De qualquer forma, esperamos que você goste e descubra um filme que ainda não conhece Abilio Pereira de Almeida.

Angela

Angela
7,3/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 11/01/1951
Gervásio, jogador inveterado e de pouca sorte, perde sua última propriedade, a mansão onde vive com a mãe, a enteada e a filha doente. O vencedor do jogo, Dinarte, um homem de decisões súbitas e de grande sorte no jogo, insiste em ver a propriedade naquela mesma noite. Durante a visita, Ângela, a enteada, comunica o falecimento da esposa. Dinarte acaba se envolvendo com Ângela, com quem se casa, depois de deixar sua amante Vanju, uma cantora popular.

Appassionata

Appassionata
7,2/10
Sílvia Nogalis (Tônia Carrero), pianista consagrada, prefere a carreira ao casamento. Na noite em que se consagraria tocando Appassionata (de Beethoven), recebe a notícia do suicídio de seu marido, o maestro Hauser (Ziembinski). Ela, porém, acaba sendo acusada por sua governanta de ter planejado a morte do marido. Depois de comprovar sua inocência ela se retira para um local junto ao mar onde conhece e se apaixona pelo diretor de um reformatório de jovens.

Independência ou Morte

Independência ou Morte
6,3/10
  • Gênero: DramaHistória
  • Premiere: 02/09/1972
  • Personagem: Clemente Pereira
Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I, é traçado um perfil do monarca, desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas e sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI retornou para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva pede demissão do Ministério, mas este não seria o único caso, que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, mas tudo isto causava um inevitável desgaste político.

Terra é Sempre Terra

Terra é Sempre Terra
7,3/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 17/03/1951
Na fazenda Paiol Velho, o capataz Tonico dirige tudo com mão de ferro. Casado com Lina, uma mulher muito mais jovem, trata-a com indiferença. Seu único interesse é conseguir dinheiro, roubando as colheitas da fazenda. Na cidade, a dona da plantação decide mandar seu filho, João Carlos Marcondes, jogador inveterado e mulherengo, para cuidar do único negócio que sobrou para a família. No vilarejo vizinho, conhece várias pessoas que atraem o jovem para o jogo. A jogatina faz com que o jovem coloque a fazenda à venda. Tonico se oferece para comprar-lhe a plantação e, assim, pagar-lhe as dívidas de jogo. Tonico celebra a compra e, durante uma festa, fica sabendo que sua mulher terá um filho de João Carlos, sofrendo com isso um ataque cardíaco. A nova proprietária assume, mas nem tudo está perdido para os Marcondes.

O Construtor de Sonhos

O Construtor de Sonhos
Documentário produzido pela TV Cultura que narra a trajetória da vida e obra do engenheiro italiano Franco Zampari (1898-1966), idealizador da Companhia Cinematográfica Vera Cruz e do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Inúmeros atores, atrizes, diretores e amigos dão depoimentos sobre a figura ímpar de Zampari, que renovou o cenário cultural brasileiro a partir dos anos 40.

Atores relacionados